Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / DOE SANGUE: É SIMPLES, RÁPIDO E NECESSÁRIO.

DOE SANGUE: É SIMPLES, RÁPIDO E NECESSÁRIO.

por Admin publicado 12/08/2014 17h23, última modificação 03/04/2017 09h42
O número de doadores de sangue na Rede Hemepar durante o inverno chega a diminuir de 30% a 40%. O frio e o grande número de casos de resfriados podem ser os grandes causadores dessa queda no número de doações.

Essa é uma das grandes lutas da rede, manter as doações mesmo com a interferência do clima, já que o Hemepar é responsável pelo fornecimento de sangue para 384 hospitais públicos e particulares do Paraná.

Além disso, Em todo o estado, são cerca de 1.293 pacientes portadores de coagulopatias e hemoglobinopatias, conhecidas como doenças do sangue, e que precisam de hemoderivados para sobreviver. Há ainda os casos de acidentes, cirurgias de emergência e violência que pegam os hospitais de surpresa. “Por conta desses casos, fazemos uma média para manter o estoque de sangue regular e por isso buscamos atingir a meta de 150 a 200 doadores por dia”, explica o diretor do Hemepar, Paulo Roberto Hatschbach.

Atualmente, cerca de 100 doadores se apresentam diariamente nos núcleos de doação de sangue — são 22 no Estado. “Não está faltando, mas a preocupação é sempre com o dia de amanhã e precisamos estar preparados para qualquer situação de emergência”, conta Hatschbach.

A preocupação é sempre grande porque a necessidade de estoque de sangue depende da situação de cada paciente. Uma cirurgia de grande porte precisa ter um estoque reservado caso o paciente precise. Já pacientes com doenças hematológicas, principalmente os portadores de hemoglobinopatias (anemia falciforme e talassemia) necessitam de transfusão de sangue todo mês